CONTEMPLAÇÃO


Foto e Texto: Mirian Lopes, Mosteiro de São Bento de São Paulo

Como não descrever as muitas imagens de uma cidade, e as experiências que elas nos trazem? Hoje, em mais um tempo de descoberta, me coloquei a contemplar, a passear acompanhada por bela presença! O que havia sido planejado, aos poucos fora se desfazendo para dar lugar a uma mistura de tempos, memórias, história, lugares cotidianos, mas, incomuns, disponíveis aos olhares atentos, sensíveis, que se colocam no caminho, na experiência de apreciar a vida, em meio a muitas circunstâncias, incongruências talvez, coisas encobertas sendo desveladas... Há tanto tempo, tempo linear, vivendo aqui, e de repente em um tempo circular me deparei com belezas, sentidos, algo sagrado, onde debrucei-me com todos os meus sentidos para sentir a emoção da presença que estava ali ao meu lado, sereno! Acho que ele começa a se permitir a ver...é de uma doçura...é de um silêncio. Levou-me a entrar pelas portas, a ficar extasiada diante de um tempo do qual não vivi, mas me transportei para lá naquele instante! Lia-me em voz sussurrada, em latim, vertendo significados aos meus ouvidos! Que instante sagrado ver sua existência dentro de um mosteiro, ao eco mágico do canto gregoriano dos monges, enquanto eu a observar. Falou-me de seu prazer em encontrar ali, sua harmonia. Como o humano me encanta! E como me encanta o humano que se coloca no estado contemplativo, diante de tantas construções e significações, agora históricas. A vida é desenhada de sentidos, mas é preciso deslocar-se para tocá-los...Voltarei lá outras vezes, voltarei em mim mesma, nestes instantes em que me deixo emocionar diante de tantas belezas!


Comentários

Postagens mais visitadas